O coronel Jair Carneiro de Barros recebeu a medalha e certificado do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná que comemora 100 anos de existência. A entrega da comenda aconteceu no 56º Encontro Nacional de Comandantes Gerais e 2º Reunião Ordinária de 2012 dos Corpos de Bombeiros e Polícia Militar de todos os Estados.
No evento, realizado na semana passada no Expo Center Norte, em São Paulo, a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Filomena Mikki fez a entrega simbólica de equipamentos para todos os Corpos de Bombeiros e a Paraíba foi contemplada com dois desencarceradores e mais quinze EPR – Equipamento de Proteção Respiratória.
Os equipamentos doados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública deverão chegar a João Pessoa na primeira quinzena de agosto, como foi informado pelo próprio coronel Jair.
“Estamos recebendo esse material que vai garantir mais segurança para nossos integrantes que oferecerão melhores condições para atendimento a população”, disse o comandante da Corporação.
A abertura do encontro da Liga Nacional dos Bombeiros aconteceu no dia 23 com palestra quando foram debatidas ações estratégicas de interesse do Conselho Nacional de Comandantes Gerais do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
Abaixo a Carta de São Paulo, aprovada ao final do encontro:
CARTA DE SÃO PAULO
DECLARAÇÃO AO POVO BRASILEIRO E, EM ESPECIAL, ÀS AUTORIDADES RESPONSÁVEIS PELA SEGURANÇA PÚBLICA DO PAÍS
JULHO DE 2012
Os Comandantes Gerais das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, reunidos no 56º ENCONTRO NACIONAL DE COMANDANTES GERAIS E 2º REUNIÃO ORDINÁRIA DO ANO DE 2012, na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, representando cerca de seiscentos mil militares dos Estados, deliberaram, por unanimidade, e vêm a público declarar e apresentar as questões primordiais que contribuem para o fiel cumprimento das atribuições constitucionais de polícia ostensiva, de preservação da ordem pública e execução das atividades de bombeiros e de defesa civil, com o objetivo de servir cada vez melhor aos cidadãos e proteger a sociedade:
1. Contestar, publicamente, as críticas sem fundamento que têm sido dirigidas Polícia Militar de São Paulo. Uma instituição com mais de 180 anos de existência, com cerca de 100 mil integrantes, que atende anualmente algo em torno de 43 milhões de chamadas e realiza 12 milhões de abordagens em pessoas, não pode ser avaliada e criticada por atos tidos por isolados e episódicos. A Polícia Militar de São Paulo representa para as demais Polícias Militares exemplo de organização e qualidade de serviços prestados, atestados pela vertiginosa queda dos índices de homicídio no Estado de São Paulo, o melhor em quatro décadas, bem como por sua intransigência com a ilegalidade quando praticada por seus integrantes. Críticas, num estado democrático de direito, são um importante instrumento de melhora dos serviços prestados pelo governo, mas, se infundadas e generalizadas, contribuem para o seu descrédito e afetam a qualidade destes serviços.
2. Expressar a preocupação com a forma como estão sendo conduzidos, no anteprojeto de reforma de Código Penal apresentado ao Senado Federal, temas que,l sem a participação dos órgãos encarregados da aplicação da lei, se prosperarem, como ora propostos, dentro de um eventual futuro processo legislativo, certamente impactarão negativamente no controle da criminalidade e da violência, pelo viés da mera descriminalização sem apresentação de políticas públicas que tragam alternativas estruturantes.
3. Declarar que o ,, Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares está mobilizado para que reformas que impactem a segurança pública sejam promovidas com sua efetiva participação, de maneira que não produzam efeito contrário ao desejado pela sociedade brasileira.
4. Por fim, renovar o seu compromisso institucional de colaborar para que as Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, por seus integrantes, possam contribuir cada vez mais para o aperfeiçoamento da segurança pública do país.
São Paulo, 24 de julho de 2012