Corpo de Bombeiros realiza apoio no transplante de órgãos e 12 pessoas são beneficiadas

 

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), através do Departamento de Operações Aéreas (DOA), tem auxiliado a Central de Transplantes da Paraíba com o transporte de equipe e órgãos em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado.

Em mais uma ação exitosa, ocorrida na última quinta (25), ao todo 12 pessoas puderam ser beneficiadas e saíram da lista de espera de transplantes após três doações de múltiplos órgãos acontecerem no mesmo dia.

De acordo com dados da equipe de estatística da Central de Transplantes, a Paraíba já realizou neste ano 101 transplantes, sendo 72 de córneas, cinco de coração, 10 de rim e 15 de fígado. Atualmente 554 pessoas aguardam na lista da Paraíba a espera de um órgão.

O CBMPB tem atuado contribuindo de maneira significativa dando suporte terrestre e aéreo nas ocorrências, podendo transportar o órgão dando celeridade e aumentando o êxito dos transplantes.

Corpo de Bombeiros salva três cachorros em combate a incêndio nesta quinta (25)

 

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) atendeu no início da manhã dessa quinta (23) um incêndio, no bairro José Américo, na Capital. Ao todo, 04 viaturas estiveram no local para atuar na ocorrência e combater o fogo que ficou apenas na parte externa da residência onde havia muitos materiais oriundos de reciclagem.

A residência em si não foi atingida e não havia ninguém no local, no entanto o Corpo de Bombeiros atuou no salvamento de três cachorros, tendo um deles sido encaminhado para Clínica Veterinária Municipal devido a ferimentos.

Corpo de Bombeiros participa de celebração da Páscoa dos militares nesta quarta (24)

 

Nesta quarta-feira (24), militares do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) estiveram presentes nas celebrações relativas à Páscoa dos militares.

O efetivo do Corpo de Bombeiros prestigiou os momentos religiosos realizados pelo Exército Brasileiro em alusão à data.

Na Igreja Santa Júlia, o General de Divisão Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, Dom Marcony Vinícius Ferreira, celebrou a missa em que as forças de segurança participaram também ofertando itens que representaram cada instituição como forma de agradecimento e fé.

CBMPB recebe a visita do General de Divisão Arcebispo Ordinário Militar do Brasil nesta terça (23)

 

 

Na tarde desta terça-feira (23), o Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) recebeu a importante visita do General de Divisão Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, Dom Marcony Vinícius Ferreira. Militares do Corpo de Bombeiros estiveram presentes na recepção, que teve por principal objetivo estreitar os vínculos de bom relacionamento entre a Corporação e o Exército Brasileiro no que tange a capelania militar.

O Ordinariado Militar do Brasil é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, subordinada à Santa Sé. O apoio religioso e espiritual a homens e mulheres das Forças Armadas é uma das missões da Instituição.

Em sua primeira visita ao Corpo de Bombeiros, o general de divisão foi recebido pelo comandante geral, coronel Marcelo Araújo, junto à guarda do Quartel, e em seguida procedeu-se à apresentação dos militares. A Banda de Música do CBMPB fez uma apresentação ao General de Divisão Arcebispo Ordinário Militar do Brasil. Dom Marcony na ocasião da visita realizou a benção para o Corpo de Bombeiros e todo o seu efetivo, trazendo um momento de reflexão e agradecimento a Deus pela segurança diária concedida a cada componente do CBMPB nos atendimentos desempenhados à população.

Após a benção, o Arcebispo Ordinário Militar do Brasil foi recebido no gabinete do comandante geral dando encerramento à visita.

 

Corpo de Bombeiros realiza solenidade de encerramento do CAS na manhã desta quinta (18)

 

Foi realizada na manhã desta quinta (18), no auditório da ESPEP, no bairro de Mangabeira, a solenidade de encerramento do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos 2024 (CAS-2024), realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB).

Diversas autoridades da Corporação prestigiaram a formatura dos 21 militares no CAS, curso que tem por finalidade aprimorar, com consistência teórica, tecnológica e prática, os Praças Bombeiros Militares que ocupam a graduação de 2º Sargento BM, pertencentes ao Quadro de Praças Bombeiros Militares Combatentes (QPBM – QBMP-0) ou ao Quadro de Praças Bombeiros Militares Músicos e Corneteiros (QPBM – QBMP-4).

Através da política de capacitação contínua promovida pela Corporação, o CAS proporciona aos militares a oportunidade de revisitar os conhecimentos profissionais de Bombeiro Militar, seus procedimentos e ações, fomentando um ambiente de construção coletiva com vistas ao aprimoramento dos Sargentos da Corporação.

Na oportunidade, o primeiro colocado no curso foi condecorado com a Láurea do CAS 2024. Instrutores escolhidos pelos próprios formandos foram homenageados como forma de agradecimento pelo empenho desprendido pelos instrutores ao longo do curso.

Corpo de Bombeiros inicia realização do TAF para os candidatos do concurso do CFO 2024 nesta quinta (18)

 

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba deu início na manhã desta quinta-feira (18) à aplicação das provas do Teste de Aptidão Física (TAF) para os candidatos às vagas do concurso do Curso de Formação de Oficiais – Bombeiro Militar (CFO 2024).

A comissão de avaliação aplicou as provas de abdominal e natação aos candidatos do sexo masculino e feminino na Vila Olímpica Parahyba, na Capital. Dos 35 candidatos convocados, 31 compareceram.

Esta etapa do certame se estende até sábado com a realização das demais provas que compõem o TAF do concurso.

 

Corpo de Bombeiros forma 27 novos abordadores técnicos no 18º CATTS

 

 

 

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) finalizou, na última sexta-feira (12), mais uma turma no Curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio (CATTS).

A 18ª turma do Curso que foi composta por 27 alunos da Polícia Militar de Pernambuco, do SAMU/Goiana-PE, SAMU/Recife-PE, SAMU/Jaboatão-PE, Unidade de Saúde UPA Goiana-PE, Unidade De Saúde UPA Santo Amaro-PE, Unidade Mista De Tejecupapo/Goiana-PE, Policlínica Municipal de Pedro Regis-PE, Guarda Civil Municipal de Recife, Guarda Civil Municipal de Goiana, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) TIMBAÚBA – PE, DETRAN-PE E da Unidade Rota do Atlântico. O curso já teve edições realizadas em Campina Grande, Patos e nos Estado de Pernambuco e Rio Grande do Norte, somando assim mais de 400 abordadores técnicos da Paraíba e de diversos estados do país.

O CATTS tem por objetivo formar um profissional que possui o conhecimento sobre o fenômeno do suicídio em diversos aspectos.

O curso é realizado pelo Corpo de Bombeiros e tem seu conceito reconhecido por diversos outros Estados que enviam seus componentes para receberem a capacitação na Paraíba. O CATTS tem duração de 60 horas/aula distribuídas em disciplinas teóricas e práticas, e segue a padronização de abordagem preconizada pela LIGABOM.

Candidatos realizam etapa do Exame de Saúde para o concurso do CFSd 2023

 

Na manhã dessa segunda-feira (15) teve início a realização do Exame de Saúde para os candidatos ao concurso do Curso de Formação de Soldados (CFSd) 2023 do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) e da Polícia Militar da Paraíba (PMPB).

A realização da 3ª Fase do concurso possui caráter eliminatório e ocorre no Centro de Educação da Polícia Militar, no bairro de Mangabeira, na capital.

A comissão realiza tanto a avaliação dos exames solicitados em edital como efetua os exames: odontológico, oftalmológico, acuidade auditiva, clínico e biométrico.

Comando do CBMPB participa de eventos e recebe medalha em Brasília

 

 

O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), coronel Marcelo Araújo, esteve representando a Corporação nos dias 09 e 10 deste mês, em uma série de eventos e reuniões que aconteceram em Brasília.

Um destes eventos foi a reunião com o Secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, onde assuntos relativos à segurança pública foram discutidos.

Houve ainda o recebimento da “Medalha Comemorativa Maurilo de Hollanda”, que visa agraciar personalidades civis e militares e instituições públicas e privadas que tenham contribuído ou prestado relevantes serviços à Perícia de Incêndio do Distrito Federal, sendo uma comenda alusiva aos 50 anos da Perícia no CBMDF.

Na oportunidade, foi entregue uma Condecoração à coronel Mônica como forma de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao CBMPB.

O coronel Araújo participou ainda de uma reunião com o tenente coronel Márcio (Brigada Militar do RS), responsável pelas Licitações da Senasp e o major Romualdo (PMRN).